CONAPE 2019

CONAPE 2019 Dr. Fernando Neves, sócio fundador do Escritório será palestrante no Congresso Nacional dos Profissionais de Eventos – CONAPE, abordando o Regime de Importação Temporária de Equipamentos com Suspensão Total de Tributos, regime utilizado quando há interesse por parte de uma pessoa física ou jurídica em importar um bem…

0 Comentários

Compensações financeiras de contribuições previdenciárias

Compensações financeiras de contribuições previdenciárias Os advogados e sócios do escritório Fernando Neves Advogados e Consultores, Fernando Neves, Carolina Silveira e Mayra Lago, tiveram destacada atuação em processo relativo a compensações financeiras de contribuições previdenciárias.  Leia matéria publicada em 5/5, no Jornal Valor Econômico. Uma instituição de ensino baiana obteve…

0 Comentários

Zona Franca de Manaus – creditamento de IPI de insumos

Zona Franca de Manaus - creditamento de IPI de insumos Por maioria de seis votos a quatro, o Supremo Tribunal Federal (STF) permitiu que empresas de todo o Brasil tomem créditos de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) ao comprarem insumos isentos saídos da Zona Franca de Manaus. O processo, que…

0 Comentários

Projeto de Lei do Senado nº 284/17

Projeto de Lei do Senado nº 284/17 O contribuinte é mesmo o bode expiatório da irresponsabilidade fiscal neste momento crítico do nosso país. O governo faz a farra da gastança desenfreada e manda a conta para o contribuinte. A União, valendo-se da chamada competência residual, cria tributos e mais tributos…

0 Comentários

Fernando Neves participa de reunião com Ministro da Infraestrutura

Dr. Fernando Neves participa de reunião com Ministro da Infraestrutura Dr. Fernando Neves, sócio fundador do Escritório, foi convidado na condição de consultor pela Comissão Especial de Direito Aduaneiro da OAB/SP para apresentar sugestões na área de Comércio Exterior ao Ministério da Infraestrutura. O evento será hoje, 23 de abril,…

0 Comentários

Não incidência de IPI nas rações para cães e gatos

Instituir ou aumentar tributos, delineando todas as circunstâncias fáticas geradoras e absolutamente necessárias ao nascimento e validade de um tributo, é atribuição que só pode ser realizada por intermédio de lei. Assim manda o art. 150, inciso I, da Constituição Federal. Neste sentido, em contraponto à reserva estrita de lei…

0 Comentários

Receita Federal passa a cobrar dívidas tributárias a terceiros

Receita Federal passa a cobrar dívidas tributárias a terceiros A partir do Parecer Normativo nº 4, da Coordenação-Geral de Tributação (COSIT), a Receita Federal do Brasil (RFB) ampliou a cobrança de débitos tributários a terceiros envolvidos, de alguma forma, na relação tributária no período pretérito de 05 (cinco) anos. Isso…

0 Comentários

Ilegalidade do THC 2

Taxa adicional à tarifa básica de capatazia -Terminal Handling Charge (THC) Alguns terminais portuários estão cobrando, de forma indevida, dos recintos alfandegados independentes, uma taxa adicional à tarifa básica de capatazia (Terminal Handling Charge - THC), denominada informalmente como THC2, para a movimentação em solo de cargas oriundas de importação.…

0 Comentários

Ilegalidade do IOF incidente sobre receita de exportação

Ilegalidade do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) incidente sobre receita de exportação A Receita Federal introduziu inovação no ordenamento jurídico com impactos tributários relevantes a todos os exportadores nacionais, sob o disfarce de um ato meramente interpretativo, ao publicar a Solução de Consulta COSIT 246, assentando o entendimento pela inaplicabilidade…

0 Comentários
  • 1
  • 2
Fechar Menu